• Belo Horizonte, Minas Gerais

Inspeções Magnéticas para cabos de 6 a 60mm

A inspeção Magnética é um procedimento que consiste na verificação estrutural do cabo de aço tanto externamente, quanto internamente. Para isso é utilizado um equipamento (cabeçote), que magnetiza o cabo e faz a leitura através da indução do campo magnético criado pelo aparelho. Essa leitura identifica através a alteração dos sinais de perturbação da curva gerada na passagem do cabo pelo cabeçote. Esse dispositivo faz a leitura e gera dois tipos de espectro onde são verificados se há arames rompidos e traços de amassamentos severos e descontinuidades, LF (Local Flow) e a perda de área metálica, seja por desgaste por abrasão, alongamento ou corrosão, o LMA (Loss Metalic Area).

project-slider-image
project-slider-image
project-slider-image
project-slider-image
project-slider-image
project-slider-image
project-slider-image
project-slider-image

A inspeção magnética tem como objetivo auxiliar na identificação de possíveis problemas que o cabo tenha e que dificilmente, pode ser detectado visualmente, como danos internos, excesso de oxidação e redução de diâmetro. Essa operação reduz consideravelmente os custos com manutenção, paradas inesperadas e, principalmente, garante a utilização segura do equipamento que tem o cabo instalado. As inspeções Magnéticas devem ser realizadas por profissional treinado e capacitado, uma vez que a leitura do espectro serve para o auxílio da inspeção visual direta nos pontos que apresentam algum tipo de deformidade ou não conformidade de acordo com a NORMA. A simples apresentação do relatório do equipamento não assegura a condição real de utilização do cabo. É necessária a inspeção visual e dimensional do cabo para que, juntamente com o laudo emitido pelo equipamento haja o cruzamento de todas as informações para o julgamento final que definirá as condições do cabo de aço e se o mesmo estará apto ao uso.

As inspeções magnéticas feitas em períodos, não superiores a seis meses, garantem que a utilização do cabo de aço seja feita, sempre, em condições seguras e conformes, exceto em situações em que há eventos fora da normalidade, onde essas devem ser relatadas imediatamente para que as devidas providências sejam tomadas sem que haja nenhuma intercorrência. A NORMA ISO 4309 é o documento que define as condições a serem verificadas nos cabos de aço. Por isso, as tratativas em relação às inspeções Magnéticas seguem as definições de NORMA.

Faça seu orçamento agora mesmo!